O governo Jorge Pozzobom (PSDB) tem promovido, desde o início do ano, mudanças pontuais e até discretas no primeiro escalão do Centro Administrativo. Algumas das trocas têm foco operacional em relação ao funcionamento da prefeitura e também e de estratégia política. Esse é o caso da Secretaria da Administração e Gestão de Pessoas em que o Executivo quer imprimir mais agilidade. No final da tarde de segunda-feira (10), em meio ao anúncio de medidas para reforçar a segurança nas escolas municipais, a prefeitura divulgou, em nota no seu site, a saída do secretário Marco Mascarenhas (PL). No seu lugar, assumiu interinamente a controladora-geral do município, Carolina Lisowski, que já comandou a pasta na primeira gestão de Pozzobom.
Mascarenhas, que é o presidente do Partido Liberal (PL), sigla aliada do governo tucano, assume como assessor superior do prefeito e mantém o status de secretário. Agora, ele, que foi procurador do Legislativo, poderá ajudar na relação do Executivo com a Câmara de Vereadores, que não é das melhores. Contudo, Mascarenhas disse que sua função é mais estratégica, o que não impede de auxiliar na articulação com o Parlamento se necessário.
Já no dia 17 de março, uma sexta-feira, a prefeitura anunciou duas mudanças no primeiro escalão. Secretário do Meio Ambiente, Guilherme da Rocha deixou a pasta por motivos pessoais, segundo informou a prefeitura. Em seu lugar, assumiu o servidor público concursado Marcos Vinícius Moraes, engenheiro civil. O antigo titular estava desgastado por críticas constantes da oposição no Legislativo em relação à morosidade de processos de competência da secretaria.
A outra alteração envolveu o Instituto de Planejamento (Iplan). Eduardo Mielke, que havia assumido a presidência da autarquia em maio de 2022, deixou o cargo menos de um ano após ter sido anunciado no comando do Iplan. Em uma decisão política e estratégica para a eleição de 2024, Pozzobom indicou o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e de Licenciamento e Desburocratização Ewerton Falk, que concorreu a deputado federal pelo PL, mesma sigla de Marco Mascarenhas. Até o final do mandato, em dezembro de 2024, o prefeito deve promover outras mudanças no Centro Administrativo, seja do ponto de vista político ou operacional.
Mexidas no primeiro escalão em 2023
10 de abril
Marco Mascarenhas (PL) deixa a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e assume como assessor superior do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB)
Em seu lugar, assume, interinamente, a controladora-geral do município, Carolina Lisowski, que já comandou a pasta
17 de março
O secretário do Meio Ambiente, Guilherme da Rocha, deixa a pasta
Foi substituído pelo engenheiro civil Marcos Vinícius Moraes
Eduardo Mielke deixa o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan)
Em seu lugar, assume o ex-secretário Ewerton Falk (PL)